Harriet Tubman: "Moisés Negra"

Harriet Tubman, mudou o rumo da história e é considerada uma heroína. Sua vida é um testemunho da resistência feroz contra a escravidão. 

Ela repetia constantamente: "meu povo precisa ser livre".

Conhecida como "Moisés", personagem bíblico que conduziu os Hebreus, Harriet foi o mais famoso condutor/maquinista da Underground Railroad (Estrada de Ferro Clandestina). 

Nasceu em 1820 durante o período da escravidão em Dorchester County, Maryland. Harriet escapou em 1849 e foi para a Pensilvânia. Após conseguir a própria liberdade, esta abolicionista retornou à Maryland e resgatou membros da sua família e outras pessoas.

Acredita-se que ela tenha feito dezenas de viagens para o Sul, por mais de 10 anos, conduziu centenas de pessoas para a liberdade no Norte e nunca perdeu um "passageiro".

Duas coisas a sustentava: sua arma e a fé em Deus. Ela não hesitava em usar a arma em defesa própria, e isso também era uma forma simbólica de instruir os que escapariam da escravidão, deixando bem claro que "Negros mortos não contam contos". Os ex-escravizados criavam coragem na presença de Harriet e ela nunca foi traída.

Sua fórmula para o sucesso era simples: ela constantemente mudava a sua rota de fuga para o Norte, e sempre iniciava as fugas aos sábados no período noturno. 

Isso foi muito significativo, uma vez que as pessoas escravizadas não trabalhavam aos domingos. Sendo assim, primeiramente não era notada a ausência das pessoas até na segunda-feira de manhã. E, os jornais só seriam capazes de reportar as fugas no começo da semana. Esses dois fatores deram a Harriet, e aos que buscavam a liberdade, tempo suficiente de vantagem para chegar aos estados livres. 

Harriet, também atuou como enfermeira e espiã durante a Guerra Civil Americana. Faleceu no dia 10 de Março de 1913.

"Libertei mil escravos. Poderia ter libertado outros mil se eles soubessem que eram escravos." Harriet Tubman

Biografia: https://goo.gl/tC5J8V
----------------------------------------------------------------------------------------

Viola Davis irá interpretar e representar a vida de Harriet Tubman. O filme biográfico será baseado no livro de Kate Clifford Larson 's "Limite para a Terra Prometida",. que conta os atos corajosos da vida de Harriet Tubman ao viver para libertar escravizados entre outras maravilhas que foi a sua passagem pela terra.

Fonte: http://goo.gl/4IVxaH
As Minas na História 



Nenhum comentário:

Postar um comentário